Cuidados com suas joias

Cuidados com suas joias

Guia de cuidados com suas joias 

Para que suas joias estejam sempre limpas e com aspecto de novas, o ATELIÊ CAMILA LOVISARO desenvolveu um guia de cuidados especialmente para você.

Ao escolher sua joia, leve em consideração seu estilo de vida e suas atividades. Evite usá-las na praia, piscina, ao praticar esportes e fazer trabalhos manuais. Desta forma, elas sofrerão menos atritos e riscos de amassar ou quebrar.

+ Armazenamento das joias

As peças devem ser guardadas em embalagens individuais para evitar que sofram atrito umas com as outras, o que pode causar riscos, quebras e oxidação. 

+ Uso diário

Ao lavar as mãos, é recomendado que retire os anéis. Partículas de sabonete podem se instalar nos vãos de suas joias. Gemas, metais e materiais alternativos como: madeira, resina, sementes, entre outros, não devem entrar em contato com água. É aconselhável evitar também o contato com perfumes, cosméticos, e quaisquer outros produtos abrasivos que podem danificar o brilho das gemas e os metais de suas joias.

+ Ouro - Como limpar suas joias de ouro

O cobre presente nas ligas de ouro amarelo 18k, ouro rosa 18k e ouro vermelho 18k, em contato com o ar passa por um fenômeno químico denominado oxidação, podendo ocasionar uma alteração na coloração original da joia. Isto não representa nenhuma alteração no teor do metal. É um processo natural que ocorre em maior ou menor grau em função do ph da pele, do acondicionamento da joia e dos cuidados com a joia.

Para limpar sua joia de ouro deixe-a ferver em um recipiente com água e sabão neutro por alguns minutos e depois enxague abundantemente em água corrente. Seque a joia com um tecido macio.

+ Prata - Como limpar suas joias de prata

A prata utilizada pelo atelier CAMILA LOVISARO é conhecida como prata 950 – isto é, sua composição é formada por 95% de prata pura e 5% de cobre.

De acordo com o ph da pele, a ação do tempo e a forma como estão acondicionadas, as joias feitas em prata também sofrerão com o processo de oxidação.

Para limpar sua joia de prata deixe-a ferver em um recipiente com água e sabão neutro por alguns minutos e depois enxague abundantemente em água corrente. Seque a joia com um tecido macio. 

+ Diamantes e outras gemas

A beleza das pedras reside no seu brilho. E no caso de todas as gemas não opacas, na transparência.

Para mantê-las sempre limpas e belas, deve-se protegê-las de impactos, superfícies abrasivas e produtos químicos.  As pedras, especificamente os diamantes retêm a gordura corporal, por isso, recomenda-se antes de guardar as joias, lavá-las com água morna e sabão neutro. Não se esqueça de secá-las com um tecido bem macio.

+ Madeira

As madeiras utilizadas no ATELIÊ CAMILA LOVISARO, são provenientes de demolições. Imbuias, jacarandás e pinhos de riga em sua maioria.

Joias confeccionadas com madeira exigem cuidados especiais, assim como as feitas com pérolas. Deve-se evitar a exposição prolongada ao sol e contato com água.

Evite também o contato com qualquer produto químico, cosmético ou superfície abrasiva.

+ Pérolas

Joias com pérolas necessitam de tratamento especial. Não podem ter contato com loções, perfumes, sprays ou qualquer produto, superfície abrasiva ou química. Não se deve também, molhar as pérolas.

Pérolas devem ser limpas com pano macio e úmido.  São especialmente sensíveis ao álcool e à amônia.

Sua joia pode durar para sempre, desde que alguns cuidados sejam observados.